Novedades

APDR NEWS – 08 FEVEREIRO 2011

 

 

            

           N.º 2                                                                                                                                                                                        08 de Fevereiro 2011

     LANÇAMENTO DO LIVRO «INTRODUÇÃO À ECONOMIA URBANA»

                                                       

A sessão de lançamento do livro terá lugar em 9 de Fevereiro pelas 18.00 horas, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian. Constará de "abertura" com o Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian,  "apresentação" do livro pelo Prof. Doutor Tomaz Ponce Dentinho e algumas palavras dos autores do livro, o Prof. Doutor António Simões Lopes e o Prof. Doutor José Pedro Pontes. Seguir-se-á um cocktail. Retoma-se neste livro de Introdução à Economia Urbana a temática do desenvolvimento regional, abordada em livro com este título (Desenvolvimento Regional) de que a Fundação Calouste Gulbenkian publicou 5 edições. A abordagem é feita agora no contexto mais específico do meio urbano cujo estudo se vem impondo de modo quase imperativo dada a complexidade dos problemas urbanos.A aproximação à questão urbana centra-se nos aspectos económicos. Mas como a problemática está longe de ser de ordem estritamente económica e não se limita aos centros urbanos, adopta-se neste livro uma perspectiva mais ampla: os outros aspectos sociais merecem consideração expressa equilibrada; o fenómeno urbano é enquadrado na rede urbana e no sistema regional de que o sistema urbano é estruturante, estando-se assim, verdadeiramente, no campo do desenvolvimento regional. Além disso, porque de problemática se trata, às abordagens analíticas seguem-se as da política urbana e a par e passo apresentam-se desenvolvimentos teóricos que possam dar sustentação à análise e à política, com recurso a formulações que garantam rigor técnico-analítico.

Os autores admitem que o livro seja útil não só para economistas como para outros cientistas sociais e, ainda, para os mais preocupados com o planeamento. Apresentado para a utilização por estudantes do 2º ciclo, admitem possa ser ainda útil para a iniciação à investigação, particularmente portanto ao nível do 3º ciclo.

     Eventos da APDR 

 CHAMADA PARA INSCRIÇÕES

9º Workshop da APDR | 11 de Fevereiro de 2011 | Universidade do  Minho 

Já se encontra on-line o Programa Final do 9.º Workshop da APDR – “Descentralização Financeira
e Desorçamentação
”, a ter lugar na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho no Campus de Gualtar (Braga) já na próxima sexta-feira, dia 11 de Fevereiro.
 Lançamento do Compêndio de Economia Regional – Volume II: métodos e técnicas de análise regional.

 

Na sessão de Encerramento do Workshop irá ser lançado o Compêndio de Economia Regional – Volume II: métodos e técnicas de análise regional.

Esta obra foi coordenada pelo Prof. Doutor José da Silva Costa, Prof. Doutor Tomaz Ponce Dentinho e pelo Prof. Doutor Peter Nijkamp, sob a chancela da APDR, tendo contado com o contributo de vários autores. A motivação para publicar o presente volume surge do pressuposto de que, para a difusão da Ciência Regional aos docentes, estudantes e investigadores que falam português, não é suficiente a existência de textos em inglês com metodologias aprofundadas sobre domínios específicos da ciência regional. Não basta igualmente que existam livros de estatística, de sistemas de informação geográfica, de econometria, de economia ou de apoio à decisão que, entre outros, constituem as fontes que alimentam os métodos de análise regional de carácter mais geral ou mais aprofundado. A ideia subjacente a esta publicação é que falta um texto intermédio, designadamente em português, que aborde a aplicação de métodos e técnicas de carácter geral aos temas e problemas que constituem o objecto da Ciência Regional.

Saber mais…

 


 

 1º Congresso de Ciência e Desenvolvimento Regional da Guiné-Bissau

Os Desafios da Ciência Regional na África Ocidental

Gabú, 20 – 27 Março de 2011

Saber mais…

 


 

 CHAMADA PARA RESUMOS E INSCRIÇÕES

10º Workshop  da APDR | 15 de Abril de 2011 | Universidade da Beira Interior

Articulação Funcional das Acessibilidades Transfronteiriças em Regiões de Baixa Densidade

Saber mais…

 


 

 CHAMADA PARA RESUMOS E INSCRIÇÕES

17º Congresso da APDR  | 5º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza | Congresso Internacional  da APDR/AECR

Gestão de Bens Comuns e Desenvolvimento Regional Sustentável

Bragança – Zamora, 29  de Junho a 2 de Julho de 2011

Saber mais…


 www.apdr.pt

PUBLICAÇÕES APDR

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional | Universidade dos Açores | Rua Capitão João D’Ávila | 9700-042 Angra do Heroísmo